Eventos

Webinar “ipRGCs, as células fotossensíveis que controlam o ciclo circadiano” – Dr. Marcelo Costa (USP)

Em julho, a semana de WEBINARS da IDA BRASIL começa com a apresentação “ipRGCs, ascélulas fotossensíveis que controlam o ciclo circadiano”, sob responsabilidade do Prof. MarceloCosta, no dia 26/07. Marcelo é ortoptista (UNIFESP), Mestre e Doutor em Neurociências e Comportamento (USP),com Pós Doc em Neurociências e Neuroimagem (Universidade de Coimbra- Portugal).É Livre Docente em Psicofisiologia…
Leia mais

Webinar “Sob o céu noturno: lazer na natureza e (re) significação da escuridão” – Amanda Guiduci Marcial

No dia 27 de julho receberemos Amanda Guiduci Marcial com a palestra “Sob o céu noturno:lazer na natureza e (re) significação da escuridão”. Amanda é Graduada em Fisioterapia - Universidade Cidade de São Paulo e em FisioterapiaPsicossomática, Especialização em Gerontologia - Faculdade de Ciências Médicas de MG.Possui Mestrado Interdisciplinar em Estudos do Lazer - Escola…
Leia mais

Webinar “Melatonina, o hormônio do Escuro” – Dra. Regina Pekelmann Markus (USP)

No dia 28/07, a convidada da IDA Brasil é Regina Pekelmann Markus com a Palestra“Melatonina, o hormônio do Escuro”. Regina Pekelmann Markus é Biomédica, Professora Titular Instituto de Biociências/ USP,coordenadora do Laboratório de Cronofarmacologia. Colabora com pesquisadores na França,Itália, Estados Unidos e Israel. Tem contribuído para entendimento das interações entre otempo biológico e as defesas…
Leia mais

“Vem ver o céu” em Cachoeiras de Macacu (RJ).

Parque Estadual dos Três Picos Estrada do Jetiquibá, 45, Cachoeiras de Macacu, RJ

No sábado, 30 de julho de 2022, nossa equipe, em parceria com o Parque Estadual dos Três Picos, irá oferecer uma atividade de Observação dos astros na sede do parque (Núcleo Jequitibá) em Cachoeiras de Macacu, dentro do Vem Ver o Céu, promovido pelo @rj_inea Telescópios, binóculos, apontadores estelares e Astrofotografia irão nos auxiliar na…
Leia mais

Webinar IDA Brasil: “Iluminação Pública em Sítios Astronômicos” – Sérgio Blaso

Neste mês de agosto, o primeiro webinar da IDA Brasil é ccom Sérgio Blaso no dia 23/08 as 19:30 com a palestra “Iluminação Pública em Sítios Astronômicos” incluído grutas e áreas de amortização de reservas ambientais. Sérgio Lucas de Meneses Blaso, eletrotécnico que trabalhou durante 32 anos na CEMIG, foi responsável pela elaboração de normas…
Leia mais

Webinar IDA Brasil: “O Astroturismo como uma iniciativa de luta contra a poluição luminosa” – Elielson Soares Pereira

Eli Pereira, astrônomo IAG-USP e físico IF-USP, com a palestra: “O Astroturismo como uma iniciativa de luta contra a poluição luminosa”. Elielson Soares Pereira está finalizando seu mestrado (Busca de Exoplanetas ao Redor de Estrelas Binárias) e está se empenhando na criação de uma estética de falar sobre a mais antiga das ciências - a…
Leia mais

Webinar IDA Brasil: ”Poluição Luminosa: inimiga da arte, da ciência, da saúde e do meio ambiente” – Mariella Patti

Mariella Patti é bióloga, mestra em Educação Científica pela Unesp de Bauru e divulgadora de Astronomia nos projetos Céu Profundo, Ciência Lunar e no Observatório Didático de Astronomia de Bauru. Tem como foco a astronomia amadora e cultural, exploração espacial e questões relacionadas a poluição luminosa. Atua ativamente nas redes sociais e se utiliza de…
Leia mais

Webinar IDA Brasil: “Poluição Luminosa nos Mares Austrais do Cone Sul e a Pesca Predatória” – Andrés Esteban de la Plaza

Andrés Esteban de la Plaza, nascido em Buenos Aires, mora no Brasil há 36 anos. Graduado em Engenharia Naval no Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), atualmente dedica-se ao ensino de Espanhol para profissionais em empresas multinacionais brasileiras. Na área de Astronomia, dedica-se à astrofotografia lunar e planetária, observação de estrelas duplas, construção de telescópios…
Leia mais

Webinar IDA Brasil: “Fotopoluição e as Tartarugas” – Gabriella Tiradentes

Gabriella Tiradentes é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade desde 2009. Atualmente está lotada na sede do Centro TAMAR (Vitória-ES), sendo responsável por coordenar as atividades relacionadas à Licenciamento Ambiental. Possui Mestrado em Ecologia pela UFMG.