Recursos

Apostila introdutória em português (de Portugal) produzida pela União Astronômica Internacional:

Explore a situação da poluição luminosa no planeta com a ferramenta Light Pollution Map


“Ilumina teu relógio – De que forma o teu corpo sabe as horas”, é uma história em quadrinhos escrita e ilustrada por Coline Weinzaepflen que explica o ciclo circadiano e a relação do corpo humano com a luz. A tradução para o português (de Portugal) foi feita por Joana Pinto e Raul Cerveira Lima.

“As Tartarugas Marinhas e a iluminação” é uma cartilha desenvolvida pelo Projeto Tamar com orientações para minimizar a poluição luminosa nas áreas de desova. No entanto, as dicas são válidas de maneira geral, visando racionaliza o uso da luz artificial.


Cities at Night (Cidades à noite) é um projeto de ciência cidadã para identificar fontes de poluição luminosa a partir de fotos do planeta Terra obtidas por astronautas da Estação Espacial Internacional. A unidade didática, para aplicação do projeto em escolas, está traduzida para vários idiomas, incluindo português do Brasil (tradução feita por Tharcisio Caldeira, membro da CEB).

Globe at Night é um projeto de ciência cidadã com mais de 15 anos de existência. Estime a poluição luminosa na sua região contando estrelas e relate suas observações para colaborar no acompanhamento da situação em todo o planeta.


Declaração sobre a Defesa do Céu Noturno e o Direito à Luz das Estrelas – Declaração de La Palma (2007)

Antes que os vaga-lumes desapareçam ou Influência da iluminação artificial sobre o ambiente – livro de Alessandro Barghini (2010).


Publicações de membros da CEB

Seleção de textos em revistas de divulgação e textos acadêmicos em português.

Campos, Silvia M.C. de; Iluminação Costeira, Revista Lume Arquitetura, V.102 p. 72-82, 2020.

Campos, Silvia M.C. de; Luz e Meio Ambiente, Revista Lume Arquitetura, V.96, p. 52-59, 2018.

Campos, Silvia M.C. de; Luz, Sono e Saúde, Revista Lume Arquitetura, V.50, p. 72-82, 2011.

Dominici, Tânia P., Revisitando uma década de atividades de conscientização acerca dos problemas da Poluição Luminosa no Brasil. Revista do EDICC – 6º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura. Campinas: UNICAMP, 2019. v. 5. p. 171-181, 2019.

Dominici, Tânia P.; Rangel, M. F.. Utilizando conceitos de patrimônio como uma estratégia de proteção do direito à luz das estrelas. Museologia e Patrimônio, v. 10, p. 32-64, 2017.

Dominici, Tânia P.; Rangel, M. F.., Uma discussão sobre os mecanismos de proteção do patrimônio em relação aos efeitos nocivos da poluição luminosa. Anais do Simpósio Científico 2017 – ICOMOS BRASIL. Belo Horizonte: Instituto Metodista Izabela Hendrix, p. 4445-4462, 2017.

Santos, Maria Lucivânia S. dos. O quão escuro é o seu céu? – A escala de Bortle na medição da Poluição Luminosa. OURANOS – Boletim Informativo da União Brasileira de Astronomia, Ano LI, Nº 1, p. 111-115, 2021. 


Material relevante tem sido traduzido no contexto do esforço para criar um chapter nacional da International Dark Sky Association – a IDA Brasil

Folhetos introdutórios


Conheça também a extensa base de dados de artigos científicos sobre a luz artificial à noite (Artificial Light At Night, ALAN) mantida pela International Dark Sky Association

http://alandb.darksky.org


Para quem precisa saber mais sobre os problemas causados pelas megaconstelações de satélites, também há uma base de dados com a literatura científica

https://www.zotero.org/groups/4501709/satcons/library


O trabalho de sensibilização contra a poluição luminosa no mundo

International Dark Sky Association (IDA)
Portal to the Heritage of Astronomy
Fundacíon Cielos de Chile
Oficina de Protección de la Calidad del Cielo del Norte de Chile – OPCC
Fundación Starlight

Acompanhe a CEB nas redes sociais