Quem somos

A organização atual da rede é constituída por um conselho consultivo, grupos de trabalho, apoiadores individuais e projetos associados.

Conselho Consultivo

Bernardo Borges (UFSC)

Docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Araranguá/SC desde 2012. Bacharel, mestre e doutor em Física pela UFSC/Florianópolis, com atuação na área de Astrofísica Estelar, Astronomia no Ótico e Ensino de Astronomia.

http://lattes.cnpq.br/1644854912506311

Isis Nobile Diniz

Responsável pela comunicação do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Foi bolsista de divulgação e disseminação científica do CNPq (2018-2019). Especializada em marketing pela FGV, formada em jornalismo com pós-graduação em divulgação científica pela ECA/USP e radialista pelo Senac.

http://lattes.cnpq.br/9393389978891125

Daniel Mello (OV, UFRJ)

Astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OV/UFRJ). Possui graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2007) e Doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2011). Atua primariamente em projetos de divulgação de Astronomia e extensão universitária, coordenando e participando de exposições, cursos e eventos de difusão da Astronomia para escolas e para o público em geral. http://lattes.cnpq.br/4729423035608335

Jessica Nogueira Marques (EACH/USP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Universidade de São Paulo, membro do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (CnPq). É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, pós-graduada em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis na Universidade Federal da Integração Latinoamericana. Tem experiência em programas de Educação Ambiental, com ênfase em ensino não formal, políticas públicas de Educação Ambiental, desenvolvimento territorial, mobilização social e gestão participativa. 
http://lattes.cnpq.br/0579625520629484

Tânia Dominici (INPE/MCTI)

Pesquisadora titular no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, (INPE/MCTI). Bacharel em Física, Mestre e Doutora em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua em instrumentação astronômica e astronomia extragaláctica.
http://lattes.cnpq.br/0202840339575079

Vitor Barbato (UNESP)

Graduando em Turismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). O foco de pesquisa se concentra nas áreas de turismo astronômico e poluição luminosa. Atua no programa de Delegado da International Dark-Sky Association. Tem como hobby a astrofotografia, buscando exaltar nosso patrimônio natural, nossa fonte de inspiração, o brilho de nossas estrelas.
http://lattes.cnpq.br/1231863039882284

Wandeclayt Melo

Divulgador científico nos projetos Céu Profundo e Ciência no Parque. Especialista em imagens científicas e vídeo de alta velocidade no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Além da divulgação online, promove sessões de observação telescópica abertas ao público, oficinas de reconhecimento do céu e atividades práticas de astronomia para formação continuada de professores da rede pública em São José dos Campos.
http://lattes.cnpq.br/6656287194136486

Visão geral dos membros da CEB
(julho de 2021)

Estado de residência dos participantes da CEB

Cidades de residência

Ocupação principal dos membros

Qual o aspecto da PL desperta maior preocupação entre os membros da rede?

Apoio Institucional