Estabelecimentos na Serra da Canastra manifestam seu compromisso com o céu noturno
Por Rafael Marques.
Meu nome é Rafael Marques, sou Guia de Turismo de formação pelo Instituto de Educação São Bento, vinculado a Universidade de Araraquara – UNIARA.
Sou cadastrado e credenciado no Ministério do Turismo, CADASTUR. Responsável também pela página Astro Traveler (@astrotravelerbr) nas redes sociais.
Com muita festividade, realizamos a primeira entrega da placa Rede Céus Estrelados do Brasil na exuberante Serra da Canastra, Minas Gerais, certificando o meio de hospedagem denominado como Camping Jaraguá, localizado no município de São João Batista do Glória.
O local abraçou a causa, adequando o direcionamento, temperatura da luz e modificando pontos de luz desnecessários. O local disponibilizou toda a infraestrutura, dias e noites para a realização de visitas técnicas, orientei e sugeri ideias, visando proporcionar qualidade de sono para os hóspedes, gerando também menos impacto de luz artificial ao entorno da propriedade. O local está próximo a serras e beira do majestosos Rio Grande. A entrega foi na segunda edição do Festival Jaraguá de Primavera.
Atuo no guiamento astronômico, exclusivamente na região da Canastra, foco na conexão e vivência entre céus e terra, além da conscientização sobre a proteção do nosso patrimônio natural e cultural, os céus escuros.
Atualmente realizo parcerias com meios de hospedagem e complexos turísticos, pois aproveitamos a estrutura e ofertamos aos hóspedes um atrativo noturno diferenciado. Aproveitamos o dia também com expedições, travessias de serras, montanhas, pequenas trilhas no intuito para a realização de observação solar, além da imersão no bioma Cerrado, contemplando a fauna e flora Canastreira!
Boa parte dos participantes são famílias ou casais, com isso sigo uma característica marcante, sempre impactar com temas pertinentes nas palestras ou na prática observacional, os danos que o excesso descontrolado da iluminação artificial causa à saúde dos seres vivos na Terra, e também apagando às luzes das estrelas. Sempre nos tours astronômicos busco engajar e cativar os “astroturistas” com curiosidades e informações de relevância, principalmente sobre o Bioma.
Mais meios de hospedagem, complexo turístico e queijarias na região da Serra da Canastra aderiram a causa, e mais placas encaminhadas para a certificação de um propósito nobre e muito importante para as futuras gerações!