Estabelecimentos na Serra da Canastra manifestam seu compromisso com o céu noturno

Estabelecimentos na Serra da Canastra manifestam seu compromisso com o céu noturno

Por Rafael Marques.

Meu nome é Rafael Marques, sou Guia de Turismo de formação pelo Instituto de Educação São Bento, vinculado a Universidade de Araraquara – UNIARA.

Sou cadastrado e credenciado no Ministério do Turismo, CADASTUR. Responsável também pela página Astro Traveler (@astrotravelerbr) nas redes sociais.

Com muita festividade, realizamos a primeira entrega da placa Rede Céus Estrelados do Brasil na exuberante Serra da Canastra, Minas Gerais, certificando o meio de hospedagem denominado como Camping Jaraguá, localizado no município de São João Batista do Glória.

O local abraçou a causa, adequando o direcionamento, temperatura da luz e modificando pontos de luz desnecessários. O local disponibilizou toda a infraestrutura, dias e noites para a realização de visitas técnicas, orientei e sugeri ideias, visando proporcionar qualidade de sono para os hóspedes, gerando também menos impacto de luz artificial ao entorno da propriedade. O local está próximo a serras e beira do majestosos Rio Grande. A entrega foi na segunda edição do Festival Jaraguá de Primavera.

Rafael Marques (@astrotravelerbr) entrega uma placa da rede Céus Estrelados do Brasil no Camping Jaraguá, na rota do astroturismo na Serra da Canastra (Minas Gerais).

Atuo no guiamento astronômico, exclusivamente na região da Canastra, foco na conexão e vivência entre céus e terra, além da conscientização sobre a proteção do nosso patrimônio natural e cultural, os céus escuros.

Atualmente realizo parcerias com meios de hospedagem e complexos turísticos, pois aproveitamos a estrutura e ofertamos aos hóspedes um atrativo noturno diferenciado. Aproveitamos o dia também com expedições, travessias de serras, montanhas, pequenas trilhas no intuito para a realização de observação solar, além da imersão no bioma Cerrado, contemplando a fauna e flora Canastreira!

Boa parte dos participantes são famílias ou casais, com isso sigo uma característica marcante, sempre impactar com temas pertinentes nas palestras ou na prática observacional, os danos que o excesso descontrolado da iluminação artificial causa à saúde dos seres vivos na Terra, e também apagando às luzes das estrelas. Sempre nos tours astronômicos busco engajar e cativar os “astroturistas” com curiosidades e informações de relevância, principalmente sobre o Bioma.

Mais meios de hospedagem, complexo turístico e queijarias na região da Serra da Canastra aderiram a causa, e mais placas encaminhadas para a certificação de um propósito nobre e muito importante para as futuras gerações!


Nota: A rede Céus Estrelados do Brasil tem um programa piloto de distribuição de placas onde se lê o seguinte texto “Este estabelecimento busca adotar as melhoras práticas no uso da iluminação artificial, visando preservar o meio ambiente e a biodiversidade dos efeitos nocivos da poluição luminosa”. O objetivo é agregar pessoas, instituições e estabelecimentos comerciais que se preocupam com o controle da poluição luminosa, informar sobre boas práticas do uso da luz artificial, além de coletar subsídios para demonstrar a pertinência da proposta de criação de uma certificação nacional de locais aptos ao astroturismo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.