“Vem ver o céu” – novo programa é lançado no Parque Estadual do Desengano (RJ)

“Vem ver o céu” – novo programa é lançado no Parque Estadual do Desengano (RJ)

No último dia 23 de junho de 2022, no Parque Estadual do Desengano (PED), foi lançado o programa Vem Ver o Céu, uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para preservação dos locais de céu escuro e promover a Astronomia e o turismo astronômico nos parques e Unidades de Conservação da Natureza do estado do Rio de Janeiro. O Projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros (UFRJ), um dos projetos associados à rede Céus Estrelados do Brasil, esteve presente realizando uma sessão astronômica especial para as autoridades e para o público convidado, sob o manto de um dos céus mais estrelados do Rio de Janeiro.

Telescópios e recursos audiovisuais foram utilizados para oferecer uma experiência memorável com a história da Astronomia, os mitos das constelações, os segredos das estrelas e um “passeio” pela Via Láctea.

O Projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros agradece ao Parque Estadual do Desengano pela recepção, à comitiva do Parque Estadual da Serra da Tiririca, à rede Céu Estrelados do Brasil e ao Arraial do Céu pelo apoio e parceria, ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea, RJ) pela iniciativa e a todos os participantes do evento.

Veja a seguir algumas fotos do evento e dos céus do Parque Estadual do Desengano, a primeira reserva de céus escuros do Brasil internacionalmente certificada!

Foto oficial do evento na entrada do centro de visitantes do Parque Estadual do Desengano (Santa Maria Madalena, Rio de Janeiro).
O Cruzeiro do Sul em exposição única de apenas 30s.
A via Láctea vista da sede do Parque Estadual do Desengano.

Créditos das imagens: André Costa, Fernanda Oliveira, Igor Borgo e Daniel Mello.

Link para o post sobre o evento no Instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.